A casa do lavrador promove a divulgação da principal característica do abacaxi da região o que faz ser reconhecido pelo sabor em qualquer lugar que seja comercializado. É comum nos depararmos com relatos de pessoas que em outras regiões a exemplo da própria capital do estado e até mesmo em outros estados pois é um grande exportador da fruta e reconhecem o doce sabor com a famosa frase “ esse abacaxi doce desse jeito só pode ser de Itaberaba”. E como surgiu essa fama? Para entender primeiro precisamos saber o que é BRIX.
O que é o teor de Brix da fruta?
A escala em graus Brix mede a quantidade de sólidos solúveis numa solução de sacarose. Ela é calibrada pela quantidade de gramas de açúcar em 100 gramas de solução aquosa – a concentração percentual dos sólidos solúveis contidos em uma solução aquosa, em graus Brix.
O alto teor BRIX da fruta produzida na região fez com que os fabricantes de polpas divulgassem amplamente essa característica, valorizando e diferenciando o fruto da região. Dessa forma os consumidores passaram a entender porque além do sabor único ele não causa aquela incomoda acidez na boca que em pessoas sensíveis podem ocasionar aftas. As pessoas que evitam o consumo da fruta por conta dessa característica nunca experimentaram o abacaxi da região de Itaberaba. Que além do solo mais propício tem um grande empenho dos produtores que investem no ajuste do Ph do solo o que reflete diretamente na acidez do fruto.
Dessa forma o mesmo tem o sabor marcado por essas duas características: baixa acidez e doçura.
A casa do lavrador junto a produtores e fornecedores divulgam amplamente essas características potenciais para a valorização do fruto produzido na região.